Bullying, como identificar e socorrer uma vítima

Bullying, que bicho é esse?

bullyingSegundo o Wikipédia, bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

O bullying no contexto atual

Infelizmente, mais e mais pessoas, principalmente crianças vem sofrendo deste mal e consequentemente diminuem seu ritmo escolar, tornam-se anti-sociais e chegam até mesmo perder a felicidade de viver. Até pouco tempo esse assunto era pouco discutido mas, recentemente, um número maior de pessoas, algumas outrora vítima de bullying, educadores e psicólogos começaram a levantar a bandeira e abraçaram esta causa.

ONde podemos encontrar vítimas de bullying?

As vítimas de bullying estão em todos os lugares, na igreja, no colégio, na creche… Muitas vezes você convive com o bullying dentro de casa, entre irmãos ou, até mesmo, os pais praticam o bullying contra os filhos. Uma provocação, tipo, chamar alguém de gordinho, dependendo do caso, já pode ser considerado um bullying.

Quem é a vítima do bullying?

Essa é uma boa pergunta. Muitas vezes as pessoas não recebem uma afronta da mesma forma que outra. Exemplo: Enquanto o menino A é chamado de gordo se sente ofendido e sai chorando. Já o menino B ao ser chamado de gordo revida chamado o outro de magrelo. Já o garoto C se sente ofendido e procura uma oportunidade para se vingar. Em todos estes casos vimos que uma implicância (provocação) é sem dúvida desastrosa. O garoto A e o C foram vítimas de imediato. Já o garoto B não sofreu no momento mais quem garante que o garoto que lhe chamou de gordo não se importa de ser chamado de magrelo. E o garoto C, o que fará quando ter a oportunidade de se vingar? Sendo assim o bullying causa males a curto e longo prazo tendo de ser cortado de imediato assim que descoberto.

Como identificar uma vítima de bullying?

Dependendo do humor de uma pessoa é difícil saber se a mesma está sofrendo de discriminação (bullying). Dependendo da intensidade que uma pessoa é submetida a um bullying e a seu próprio caráter emocional ela pode se amadurecer, desta forma ela se acostuma com a provocação e não se sente mais chateada. Isso vai depender muito de pessoa para pessoa. Algumas se sentem vítimas e chegam a entrar em depressão, perdem o apetite, desejam morrer, muitas vezes até tentam suicídio. Neste caso a escolha mais certa é descobrir quem está cometendo o “crime” através de um bom diálogo ou até mesmo ajuda profissional de um psicólogo.

Como ajudar a combater o bullying?

O bullying deve ser combatido diariamente dentro de casa, na escola, nas EBDs e conjuntos infantis. Ninguém deve castigar o causador do bullying antes de fazer uma análise do histórico do mesmo. Muitas vezes os causadores de bullying também já foram vítimas.

Olá pessoal espero que este guia venha ser útil. Só mais uma dica: Muitas vezes acessamos um site importante e acabamos perdendo o endereço. Para que isso não ocorra salve o site nos favoritos do navegador. Como assim? Se você usa o Google Crhome como navegador pressione Crtl+D no teclado. Se usa o Internet Explorer clique na guia ‘favoritos’ –> ‘adicionar a favoritos’. Fazendo assim o endereço do site estará salvo em seu computador.

Volte sempre no blog que em breve tem mais.

Nenhum comentário

Necessidade de adicionar uma imagem? Utilize este código [img] IMAGE-URL-aqui [/img]

Tecnologia do Blogger.