Uma reflexão sobre a oração do Pai Nosso

 

CRISTÃO: Pai nosso que estais no céu...

DEUS: Sim? Estou aqui...

CRISTÃO: Por favor, não me interrompa, estou orando!

DEUS: Mas me chamou!

CRISTÃO: Chamei-O?! Não chamei ninguém. Estou orando. Pai nosso que estais no céu...

DEUS: Aí! Você fez de novo.

CRISTÃO: Fiz o quê?

DEUS: Chamou-me! Disse:  Pai nosso que estais no céu.  Estou  aqui. Como é que posso ajudá-lo?

CRISTÃO: Não quis dizer isso.  Estou orando. Oro o Pai-Nosso todos os dias. Sinto-me feliz orando assim. É como se fosse um dever. Não me sinto bem até cumpri-lo.

DEUS: Como pode dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos? Que estais no céu, se não sabe que o céu é paz e amor?

CRISTÃO: Realmente, ainda não havia pensado nisso!

DEUS: Prossiga sua oração.

CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...

DEUS: Espere aí! O que quer dizer com isso?

CRISTÃO: Não sei  o que significa.  Como  vou   sabê-lo? Faz  parte  da oração, só isso!

DEUS: Santificado significa digno de respeito, santo, sagrado.

CRISTÃO: Agora  entendi.    Nunca  havia   pensado  no  sentido  dessa palavra.   Venha  a  nós  o  vosso  reino,  seja  feita  a vossa vontade, assim na terra como no céu...

DEUS: Está falando sério?

CRISTÃO: Claro! Por que não?

DEUS: O que faz para que isso aconteça?

CRISTÃO: Nada! É que faz parte da oração. Além disso, seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra.

DEUS: Tenho controle sobre você?

CRISTÃO: Frequento a igreja!

DEUS: Como trata seus irmãos?

CRISTÃO: Por favor, pare de me criticar!

DEUS: Pensei  que  estava  pedindo  para  que   fosse feita  minha vontade.  Para  isso  acontecer,  é  preciso  aceitar minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.

CRISTÃO: Está certo, tem razão. Acho que nunca aceito Sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol; se envia sol, reclamo do calor; se manda frio, continuo reclamando; se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito.

DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso! Vamos trabalhar juntos. Teremos vitórias e derrotas. Estou gostando da sua nova atitude.

CRISTÃO: Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito. Vou continuar: o pão nosso de cada dia nos dai hoje...

DEUS: Pare aí! Está me pedindo pão material? Nem só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedir pão, lembre-se daqueles que nem o conhecem. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como Pai amoroso! Estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!

CRISTÃO: Perdoai nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido...

DEUS: E seu irmão desprezado?

CRISTÃO: Está vendo?! Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Não consigo perdoá-lo. Preciso vingar-me!

DEUS: Mas e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Chamou-me, estou aqui! Quero que saia daqui transfigurado. Estou gostando de sua honestidade. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, certo?

CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!

DEUS: Não faça isso! Vai sentir-se pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria. Posso mudar tudo para você. Basta querer.

CRISTÃO: Pode? Mas como?

DEUS: Perdoe seu irmão. Eu o perdoarei e o aliviarei.

CRISTÃO: Senhor, não posso perdoá-lo.

DEUS: Então não me peça perdão também!

CRISTÃO: Mais uma vez está certo! Mais do que me vingar, quero a paz com o Senhor. Está bem, perdoo a todos, mas me ajude, Senhor. Mostre-me o caminho certo.

DEUS: Isso que me pede é maravilhoso! Estou muito feliz com você. Como está se sentindo agora?

CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar-Lhe a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.

DEUS: Ainda não terminou a oração. Prossiga...

CRISTÃO: ...e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal...

DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações em que possa ser tentado.

CRISTÃO: O que quer dizer com isso?

DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade e o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado.

CRISTÃO: Não estou entendendo!

DEUS: Lógico que entende! Já fez isso comigo várias vezes. Erra, depois vem pedir-Me socorro.

CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoe-me Senhor!

DEUS: Claro que o perdoo! Sempre perdoo a quem está disposto a perdoar também. Mas não se esqueça: quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite sobre cada palavra que fala! Termine sua oração.

CRISTÃO: Terminar? Ah, sim, Amém!

DEUS: O que quer dizer amém?

CRISTÃO: Não sei. É o final da oração.

DEUS: Deve dizer amém quando concorda com minha vontade e segue meus mandamentos, porque amém quer dizer assim seja, concordo com tudo que orei.

CRISTÃO: Senhor, obrigado por me ensinar esta oração e por me fazer entendê-la.

DEUS: Amo cada um dos meus filhos, mais ainda aqueles que querem sair do erro e ser livres do pecado. Abençôo-o! Fica com minha paz!

CRISTÃO: Obrigado, Senhor! Estou muito feliz em saber que é meu amigo.
   
       Gostou? É só copiar e enviar pelas redes sociais...

 

Tecnologia do Blogger.